+55 (32) 3213-2000

7 DICAS PARA UMA BOA GESTÃO FISCAL

  • Ter um sistema ERP adaptado às legislações

Os sistemas ERP facilitam a integração do fluxo de informações entre todas as áreas da empresa, permitindo soluções e informações com base em um único banco de dados que interage com todos os aplicativos do sistema, eliminando redundância e redigitação de dados, assegurando a integridade das informações obtidas, oferecendo um conjunto de módulos que são pacotes funcionais individualizados para cada unidade de negócio dentro da organização sendo elas contábil, financeiro, planejamento e controle da produção, administração e materiais e etc.

  • Ter uma parametrização tributária qualificada e atualizada

A parametrização trata-se de um trabalho preventivo que reduz drasticamente erros nos documentos fiscais, a possibilidade de autuações, o tempo gasto com a emissão e escrituração dos documentos, a apuração dos tributos e o cumprimento das demais obrigações acessórias.

  • Ter uma boa gestão de compras

Para realizar uma boa gestão de compras, é preciso que a área responsável, possa acessar as informações de produtos em estoque, a quantidade de vendas realizadas, os custos de produtos e a relação dos fornecedores e vários outros indicadores, da forma mais fácil e rápida possível. Quanto melhor o sistema para otimizar tais informações, melhor será a gestão de compras.

  • Fazer revisões periódicas nas parametrizações tributárias

A revisão nas parametrizações tributária pode ser utilizada como ferramenta para identificar onde a empresa está pagando mais tributos do que deveria. A partir disso, é possível redirecionar o capital, fazendo novos investimentos estratégicos e contribuindo para a expansão da companhia. Além disso, mudanças na legislação podem alterar os cenários prévios, modificando a tributação. Por esse motivo, a revisão tributária preza pelo bem econômico do seu negócio, não somente para respeitar as leis vigentes, mas também para pagar apenas o que é justo.

  • Acompanhar existência de benefícios fiscais para sua atividade

Utilizar benefícios fiscais permite que as empresas economizem com tributos, realizem novos investimentos e apoiem diversas causas sociais, o que constitui uma ótima oportunidade de crescimento e desenvolvimento da empresa.

  • Automatize os processos fiscais da empresa

Outro passo fundamental para ganhar mais eficiência no controle das demandas fiscais é automatizar processos. Contar com um sistema de gestão integrada, também conhecido como ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning), é ideal para aumentar a produtividade e reduzir erros e custos no controle fiscal.

  • Tenha um bom contador ao seu lado

De nada adiantaria uma empresa rica em informações corretas, porém sem um bom profissional para orientar quais rumos tomar com esses dados. O contador tem o papel de Médico Financeiro da Empresa, e como todos nós precisamos ir regularmente a um médico a empresa precisa de um bom contador ao seu lado para garantir um bom resultado financeiro

Compartilhe

Mais postagens

NOVEMBRO AZUL

Assim como no mês de outubro em que todos os olhares se voltam aos cuidados da saúde da mulher em novembro as atenções são voltadas ao cuidado

Conte com a gente

Fale com um dos nossos consultores

Conte com a gente para descomplicar a contabilidade e otimizar sua carga tributária