English version


Escritório FLRangel usa água dos aparelhos para limpeza

Publicado em: 08/05/2014

Escritório FLRangel usa água dos aparelhos para limpeza
 
Pensando no desenvolvimento sustentável, a FlRangel Contabilidade instalou um sistema de captação de água em 3 aparelhos de ar split.
 
Com baixo custo de material e mão de obra, em torno de R$ 150,00, a tubulação recolhe a água das máquinas que climatizam as salas. A água coletada é usada por uma funcionária para a limpeza geral da empresa.
 
O projeto contou com o seguinte cálculo para dimensionar a vazão da água:
 
Em média, cada aparelho de 12 mil BTU gera 300ml d`água por hora. Logo, se o ar condicionado ficar ligado das 07h às 19h, irá gerar 3,6 litros de água. No caso das instalações da FLRangel 
 
Contabilidade os aparelhos totalizam 50 litros diários de água, que são recolhidos.
 
A água é um elemento fundamento a vida, por isso deve ser utilizada de forma consciente, evitando desperdícios. Ela esta ligada diretamente ao processo de condicionamento, especialmente na retirada da umidade do ar. As gotas do ar condicionado deveriam ser recolhidas pelo sistema de drenagem de equipamentos, mas em grande parte das instalações isso não acontece.
 
Geralmente, a água do ar condicionado fica pingando em calçadas ou marquises, podendo gerar danos as pessoas que ali passam e também as estruturas onde ocorre o gotegamento.
 
Que tal repensar os hábitos e usar de forma consciente os recursos da natureza?